Moisés e a Serpente no Deserto

A Serpente No Deserto

“Assim como a serpente foi levantada no deserto para remissão do pecado do homem, assim importa que o filho do homem seja levantado ao madeiro”

Neste estudo da palavra de Deus iremos aborda o texto que se encontra no livro de Números 21:4-9, iremos estudar a relação deste texto, com o sacrifício de Cristo na cruz para remissão, perdão dos nossos pecados, a palavra remissão, do latim remissio traz em si o sentido de perdão, renúncia, desistência, absolvição. Ex.: “A remissão do pecado do homem custou sangue de Cristo“. um ato profético que aconteceu aproximadamente 1400 a.c e se cumpriu com o sacrifício de Cristo na cruz, uns dos temas do livro de Números é: A presença guia do Senhor na viagem do Sinai para a Transjordânia, o livro é marcado com algumas palavras chaves como por exemplo o censo, murmuração, pureza, tabernáculo… neste estudo vamos fazer uma ênfase no pecado e na constante murmuração do povo contra Deus e contra Moisés… E o livramento de Deus para o seu povo, Deus houve a oração do seu povo e concede salvação, livramento, preservação da vida. Assim nos diz o texto das sagradas escrituras:

Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois, aqui, nem pão nem água há;  e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então, o Senhor  mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel. Pelo que o povo veio a Moisés e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.

Números 21:4‭-‬9 ARC95

 

Serpente no Deserto
Serpente No Deserto

Murmurações dos Israelitas

A trajetória do povo de Israel desde que o Senhor Deus levantou Moisés, para ser o líder do seu povo, foi marcada com muitos milagres, operações de maravilhas no meio do povo, foi marcada com pontos positivos e pontos negativo, pois apesar de tudo que Deus fez ao seu povo desde os dias que o povo viveu no Egito e sua saída daquela terra de escravidão, até a terra prometida, diversas vezes o povo pecou contra Deus, e uns de seus principais pecado foi a murmuração. Deus havia mostrado o seu poder para o povo de Israel quando o povo estava ali no Egito, através dos sinais das dez pragas, mostrou o seu poder, graça e misericórdia quando tirou o povo do Egito, Deus abre o mar vermelho para o seu povo passar, naquele momento havia perdido toda a esperança do povo se salvar, dos lados as montanhas, atrás  faraó e seu exército, na frente o mar vermelho. O povo então murmura, depois de tantos milagres e maravilhas, na primeira prova os Israelitas se desesperam. E disseram a Moisés:

Não havia sepulcros no Egito, para nos tirares de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos fizeste isto, que nos tens tirado do Egito? Não é esta a palavra que te temos falado no Egito, dizendo: Deixa-nos, que sirvamos aos egípcios? Pois que melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto. Moisés, porém, disse ao povo: Não temais; estai quietos e vede o livramento do Senhor , que hoje vos fará; porque aos egípcios, que hoje vistes, nunca mais vereis para sempre. O Senhor pelejará por vós, e vos calareis.  Então, disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem. Êxodo 14:11‭-‬15 ARC95

Deus então abre o mar vermelho para o seu povo passar. Mas esta não foi a primeira e nem a última murmuração, um detalhe interessante é que todas às vezes que o povo murmurava o povo lembrava do Egito e dizia que melhor seria ter continuado no Egito, o povo de Israel sempre olhava para trás, sempre lembrava dos tempos de escravidão, e  esquecia de olhar para frente, para terra prometida, uma terra que mana leite e mel, quando eles olhavam para o passado só lembrava dos tempos que viviam no Egito, eles não lembravam dos grandes feitos que Deus havia operado no meio deles, pois se eles lembrassem de todas as maravilhas na vida deles certamente não reclamariam, mas seguiriam em frente confiantes no Senhor. Exemplos de murmuração os israelitas reclamaram a falta de água Ex 15:24,25 “E o povo murmurou contra Moisés, dizendo: Que havemos de beber?” Depois o povo murmurou e Deus manda o maná dos céus Ex 16:2,3. Logo em seguida Êxodo 16:12 Tenho ouvido as murmurações dos filhos de Israel; fala-lhes, dizendo: Entre as duas tardes, comereis carne, e, pela manhã, vos fartareis de pão, e sabereis que eu sou o Senhor , vosso Deus. Deus então da carne ao seu povo. E assim por diante todas as vezes que povo precisava enfrentar uma dificuldade, ao invés do povo clamar a Deus, colocar diante Dele as suas orações e confiança, lembrar que em breve estariam na terra prometida, o povo fazia ao contrário não confiava em Deus, murmurava e lembrava dos dias em que viviam no Egito.

Qual ensinamento que está passagem da Serpente no Deserto trás para nossas vidas?

Mas uma vez o povo murmura, se levanta contra Deus e contra Moisés. Então, partiram do monte Hor, pelo caminho do mar Vermelho, a rodear a terra de Edom; porém a alma do povo angustiou-se neste caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois, aqui, nem pão nem água há;  e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. O povo chama de pão tão vil (sem valor), o alimento que o próprio Deus enviou dos céus, para o sustento deles naquele deserto, o povo angustiou-se neste caminho. Caminho este, o qual Deus de uma maneira tão grandiosa os abençoava, o povo falou contra Deus e contra Moisés, mais uma vez o povo lembra do Egito e reclama que não tem pão e nem água há. Quantas vezes em nossas  vidas que diante das dificuldades, murmuramos em primeiro lugar e só buscamos a Deus quando todo nosso recurso humano acaba.

Então, o Senhor  mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel. Pelo que o povo veio a Moisés e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor que tire de nós estas serpentes. As serpentes simboliza os pecados na vida do homem, quando Adão e Eva pecaram, quem induziu Eva a comer da árvore do conhecimento do bem e do mal, foi a serpente, com poucas palavras em um diálogo a serpente convenceu Eva a comer do fruto e dar do fruto ao seu esposo Adão, ambos pecaram contra Deus. A bíblia nos ensina que o salário do pecado é a morte, pelo fato do povo ter se levantado contra Deus e contra Moisés, Deus mandou entre povo serpentes ardentes e muitos morreram por causa do seu pecado, a bíblia também nos ensina que o dom gratuito de Deus é a vida eterna.

Então, Moisés orou pelo povo. E disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.

Por causa dos nossos pecados, estávamos condenados a morte, mas um dia, aprouve a Deus  enviar o seu Filho Jesus, para que todo que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, João 3:‬16 ARC. Deus deu o seu Filho unigênito a morrer na cruz pelos nossos pecados, Jesus foi levantado ao madeiro, para que eu e você tenha o direito do perdão dos pecados, da cura, vida, libertação, comunhão, alegria, o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados, Isaías 53 ARC. Assim como o povo no deserto estava condenado a morte por causa dos seus pecados, assim estávamos nós. Deus deu o livramento de morte ao povo no deserto, e acontecia que todo aquele que era mordido por uma serpente, quando ele olhava para a serpente que estava levantada na haste, era perdoado, curado e tinha suas vidas preservadas.

Hoje todas as vezes que pecamos e olhamos para cruz, confessamos a Deus os nossos pecados, em nome do seu Filho Jesus, ele perdoa todas as nossas transgressões, e nos concede toda sorte de bençãos, para que o povo no deserto alcançasse o perdão,  o favor, a preservação da vida, Deus ordenou a Moisés que levantasse uma serpente ardente de metal, sobre uma haste, a serpente representava o pecado de todo o povo, quem era mordido por uma serpente era morto. Mas fica uma pergunta, se no deserto foi levantado a serpente que era a causa da morte dos israelitas, como símbolo do pecado. Por que que no novo testamento foi levantado o Filho unigênito de Deus, para remissão dos pecados, se Jesus não tinha nenhum pecado? A resposta se encontra em vários texto da bíblia em especial 2 Coríntios 5:21 – Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus. Jesus que não conheceu pecado, o fez pecado por nós, Ele deu a sua vida na cruz, para que todos nós que cremos no seu nome, tenha o direito de vida eterna, para que, nele, através do seu sangue derramado ali na cruz, fôssemos feitos justiça de Deus.

Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.  E tudo isso provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamos-vos, pois, da parte de Cristo que vos reconcilieis com Deus. Àquele que não conheceu pecado, o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.

2Coríntios 5:17‭-‬21 ARC95

Conclusão

E,  como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,  para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3:14‭-‬15 ARC95

Como já dissemos no nosso estudo, um ato que aconteceu aproximadamente 1400 anos a.c, com Moisés e o povo no deserto, foi um ato profético que se cumpriu com a morte de Cristo na cruz, Jesus foi levantado no madeiro, assim como a serpente foi levantado na haste no deserto, para perdão dos pecados, reconciliação, salvação, vida eterna com Cristo na nova Jerusalém. Todo aquele que olhava para serpente sobre a haste era curado, hoje todos que olham para cruz e reconhece Jesus com seu salvador, recebe a cura da alma e a vida eterna. A serpente sobre a haste de metal é a ilustração de Jesus Cristo na cruz, que se tornou pecado por nós, quando foi pregado na cruz. Sua maldição nos trouxe bênção, sua morte nos trouxe vida.

 

Att: Papai Desafinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: