Parábolas de Jesus: O joio e o trigo

O Joio e o Trigo

 

 O Tema que iremos abordar hoje é a parábola do joio e o trigo e quais ensinamentos podemos trazer para nossas vidas, a palavra de Deus é uma fonte inesgotável de sabedoria e conhecimento, o assunto que iremos estudar é apenas uma pequena parte deste ensino tão maravilhoso, o Espírito Santo de Deus é quem nos dá sabedoria e entendimento para entender os mistérios de Deus. A palavra de Deus no livro de Mateus nos diz assim:

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O Reino dos céus é semelhante ao homem que semeia boa semente no seu campo;  mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou o joio no meio do trigo, e retirou-se.  E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.  E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu no teu campo boa semente? Por que tem, então, joio?  E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?  Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar;  mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

Mateus 13:24‭-‬30ARC95

 

Parábolas do Joio e o Trigo
Parábolas do Joio e o Trigo

Jesus inicia a parábola dizendo que o reino dos céus é semelhante ao um homem que semeia boa semente no seu campo. O que semeia a boa semente é o Filho do Homem (Jesus), o campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, os servos de Deus, e o joio são os filhos do maligno, os ímpios aqueles que não servem a Deus, que não aceitaram o sacrifício de Cristo na cruz, para remissão dos pecados e salvação da alma, o joio também está dentro de nossas igrejas, cometendo vários tipos de pecados e se fazendo de trigo, o joio cresce junto com o trigo, podemos ver estas situações bem clara dentro de nossas igrejas.

O inimigo que o semeou é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo, o arrebatamento da igreja que em breve irá acontecer; e os cefeiros são os anjos que através da ordem do Senhor separará o joio do trigo, Jesus dará ordem aos seus anjos que recolherá todos os seus escolhidos.

Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo. Mandará o Filho do Homem os seus anjos e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo e os que cometem iniquidade, não importa se é ateu, católico, evangélhico, se é um desviado, a fato de uma pessoa fazer parte de uma denominação religiosa não lhe garante vida eterna com Deus, se está pessoa não estiver com uma vida transformada, vivendo o evangelho de Deus, só será arrebatado quem for trigo, Servo bom e fiel como nos diz a palavra de Deus em Mateus 25:21 E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor. E o joio será lançado na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Em nossos dias podemos ver como o inimigo tem semeado o joio, nos lares, nos locais de trabalho, nos trânsitos e também dentro de nossas igrejas, qualquer igreja que frequentarmos vamos encontrar o joio e o trigo lado a lado, não é nossa função separar o joio do trigo, somente Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, o Deus Triuno, a trindade perfeita conhece e sonda os corações, temos em nosso meio pessoas que vivem todos os tipos de pecados, que escandalizam a igreja do Senhor, muitos esconde seus pecados da família, de seus colegas de trabalho, dos membros e pastores da igreja, mas não podem esconder do Espírito Santo de Deus, não podem esconder de um Deus onisciente, que conhece todas as coisas, com os olhos como chama de fogo que tudo ver. E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os olhos, como chama de fogo; Apocalipse 1:14 ARC.

Muitos tem procurado uma igreja perfeita, com pessoas perfeitas, para congregarem, mas sinto muito informar que não encontraram esta igreja perfeita aqui na terra, o ser humano por causa do seu pecado tem se distânciado de Deus, em todos setores da nossa sociedade vamos encontrar pessoas boas e más, o joio e o trigo, o fiel e o infiel, o ímpio e o crente. Na política, nas igrejas, na polícia, na mídia, em nossos locais de trabalho, seja o setor público ou privado, ali estará o joio e o trigo.

O Pecado Dentro Das Igrejas

Como já dissemos não existe igreja perfeita, denominação perfeita, o homem está sujeito a cometer falhas, sujeito a pecar, muitas pessoas tem se desviado do caminho do Senhor, pois tem se decepcionado com o sistema religioso, com as enxurradas de pecado e coisas mundanas dentro das igrejas, as pessoas tem se decepcionado com os líderes religiosos e os pecados que estes tem cometido.

A palavra de Deus  no livro de Mateus 24:10‭-‬14 nos diz assim: “Nesse tempo, muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão.  E surgirão muitos falsos profetas  e enganarão a muitos.  E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará.  Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.  E este evangelho do Reino será pregado em todo o mundo,  em testemunho a todas as gentes, e então virá o fim.”

Meus amados o momento atual é de peserverarmos até o fim, o inimigo semeou o joio no meio do trigo, a iniquidade tem se multiplicado, muitos estão sendo escandalizados por causa dos pecados que tem cometidos, adultério, prostituição, roubos, a humanidade tem traido uns aos outros, tem surgido muitos falsos profetas em nosso meio e tem enganado a muitos, o amor de muitos tem se esfriado, as pessoas já não lembram da experiência do primeiro amor, Jesus já não tem lugar em muitos corações, as pessoas tem olhado tanto para o joio (para o pecado do homem, o pecado dentro das igrejas) que esqueceu que Deus o chamou para ser trigo ( para ser filhos do reino) para viver uma vida eterna com Deus.

O Arrebatamento

A parábola do joio e o trigo nos desperta para o arrebatamento da igreja, Deus não nos chamou para sermos juízes ou justiceiro, Ele não nos chamou para tirar o joio do meio do trigo, muitos estão exercendo a missão de juízes e justiceiros, querem tirar o joio e juntos tiram o trigo acabam desviando do caminho pessoas que tinham uma experiência com Deus, falar mal de religião, de pastores, falar mal das igrejas não levará ninguém a ter uma experiência de salvação com Deus.

Devemos reprender o pecado? Sim, mas com sabedoria, debaixo da direção de Deus. No texto em que estamos estudando nos diz: “E os servos lhe disseram: Queres, pois, que vamos arrancá-lo?  Porém ele lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: colhei primeiro o joio e atai-o em molhos para o queimar; mas o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.”

O arrebatamento da igreja está próximo e Jesus dará ordem aos seus anjos que arrebatará os escolhidos (o trigo, os filhos do reino) nos quatro cantos da terra e os ímpios (o joio, os filhos do maligno) serão lançados na fornalha de fogo; ali, haverá pranto e ranger de dentes. Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Nos nossos dias é muito comum vermos uma grande quantidade de pessoas decepcionada com o evangelho, com os falsos profetas, pessoas que dedicam horas, dias, meses e anos tentando desmascarar os falsos profetas, os líderes que estão em pecado, mas o máximo que conseguem fazer é arrancar o trigo, tirar da presença de Deus pessoas que tem tentado servir a Deus com um espírito voluntário e acabam ficando com os corações cheios de ódio e mágoa e pensam que estão falando no nome de Deus.

Este trabalho não compete a nós, mas sim unicamente ao Senhor Jesus que julgará cada um pelos seus pecados, nossa missão neste mundo está escrito no livro de Marcos 16:15-20 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.  Quem  crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.

E estes sinais seguirão aos que crerem:  em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas;  pegarão nas  serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e imporão as mãos sobre os enfermos e os curarão.  Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu e assentou-se à direita de Deus. E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!”

Nossa missão é pregar o evangelho a toda humanidade, conforme a palavra de Deus nos instrui, a exortação ao pecado é feita com amor e o coração cheio do Espírito Santo, assim o pecador repreendido se converte a Deus e alcança uma bênção de salvação, a exortação também é feita em obediência a Deus, conforme as sagradas escrituras. Quando o homem exorta um pecador com o seu coração cheio de mágoas e ódio, o máximo que ele consegue é distanciar mais ainda o pecador do caminho de Deus.

Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio do campo. E ele, respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente é o Filho do Homem,  o campo é o mundo,  a boa semente são os filhos do Reino,  e o joio são os filhos do Maligno.  O inimigo que o semeou  é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.  Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo.  Mandará o Filho do Homem os seus anjos, e eles colherão do seu Reino tudo o que causa escândalo  e os que cometem iniquidade.  E lançá-los-ão na fornalha de fogo;  ali, haverá pranto e ranger de dentes.  Então, os justos resplandecerão como o sol,  no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça.

Mateus 13:36‭-‬43 ARC95

Conclusão

Finalizamos este estudo aqui, o arrebatamento está próximo, a qualquer momento Cristo arrebatará a sua igreja, precisamos tomar uma decisão. Somos Joio ou Somos Trigo? Deus nos chama para fazer a diferença neste mundo, levar sua palavra com amor, dedicação e zelo, o joio que está no nosso meio será julgado e nós o trigo estaremos para sempre na eternidade com Deus…

 

Att: Papai Desafinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: