Ressuscita os meus Sonhos

Ressuscita os meus Sonhos

 

Os sonhos

de

Deus

24 de agosto de 2015

Wallace Gomes Da Silva

 

2 Reis 4:26 “Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: vai bem.

Introdução

O texto que iremos estudar relata a história da Sunamita, a bíblia não revela o seu nome, mas  nos conta a sua história que trás um grande aprendizado as nossas vidas, a bíblia sem dúvidas alguma é uma rica fonte de conhecimento e de transmissão de vida ao qual o próprio Deus fala conosco de maneira maravilhosa, a Sunamita mora na cidade de Suném (que significa Lugar de Repouso) juntamente com seu esposo, uma mulher que o seu testemunho de vida atravessou milênios, um verdadeiro exemplo de fé. Sua história aconteceu aproximadamente entre 874-782 antes de Cristo.

Eliseu era profeta do reino do norte de Israel, na frente da cidade de Suném localizava o Monte Carmelo, onde Elias lutou contra os 450 profetas de baal. Suném contemplava toda a planície de Jezreel, uma rica área agrícola. Muitos fazendeiros moravam no vale de Jezreel, o solo fértil favorecia o crescimento dos grãos proporcionando grande colheitas.

Eliseu frequentemente saia de sua casa em Samaria e seguia rumo ao monte Carmelo 56 quilômetros de distância, uma viagem cansativa, devido ao calor e condições da época, onde seu único meio de transporte era a pé ou de cavalo, para chegar ao seu destino Elizeu e Geazi passava pela cidade de Suném (lugar de repouso). Apesar de ser uma cidade fértil e de condições financeiras boas, a palavra de Deus nos relata que apenas Sunamita se atentou para a necessidade do homem de Deus.

Desenvolvimento

A Sunamita era uma mulher rica, a qual reteve o homem de Deus a comer pão, e todas as vezes que ele passava ali se dirigia a comer pão (V.8). Deus então começa a trabalhar na vida daquela família que entregou o seu coração a cuidar do profeta de Deus, pois entendia que fazer bem ao profeta era fazer bem ao próprio Deus, pois o profeta era um enviado de Deus, então juntamente com seu marido constrói um quarto para o homem de Deus e todas as vezes que passava ali, havia um lugar para descansar. Então o homem de Deus fala o seu moço Geazi, chama a Sunamita, então ele diz a ela: Eis que tu tens nos tratado com todo o desvelo; que se há de fazer por ti? Haverá alguma coisa que se fale por ti ao rei ou ao chefe dos exercitos? E dissera ela: Eu habito no meio do meu povo (V.13).

Aparentemente não havia nada que podia ser feito por ela, pois, ela era uma mulher rica, tinha conforto, criados, morava em uma região fértil, em uma casa confortável, mas havia um sonho em sua vida que estava esquecido, ela era estéril e o seu esposo já estava velho, há esperança havia morrido, nada mais poderia ser feito por ela, médicos e ninguém poderia realizar o seu sonho de ser mãe, seu esposo certamente sofria junto com a esposa, quando casarão, certamente tinha planos de ter filhos, constituir uma família, separado quartos na casa para os filhos, mas logo tem seus sonhos despedaçados pois, ela era estéril e não poderia ter filhos, está situação na época era muito constrangedora para mulher, e os costumes dá época seu marido poderia ter filhos de suas servas ou até separar de sua esposa, mas ele se manteve fiel ao casamento.

Geazi então relata a situação a Elizeu, que chama a Sunamita e diz a ela: A este tempo determinado da vida, segundo o tempo da vida, abraçarás um filho. E disse ela: Não meu senhor, homem de Deus, não mintas a tua serva (V.16). Aquela promessa surpreendeu aquela mulher pois ela não mais sonhava em ter filhos, pois este sonho já estava esquecido para ela e seu esposo, mas o seu ato de fidelidade a Deus muda sua história e o sonho o qual eles nem mais sonhava, agora estava sendo restaurado, e no tempo determinado da vida a criança nasce e juntamente nasce a esperança e o sonho restaurado por Deus, todos os planos que fizeram quando casarão de ter filho, ter um herdeiro a quem transmitir a herança e os ensinamentos de Deus, estavam sendo realizado, o sonho esquecido agora estava realizado.

Mas passando algum tempo o menino estava no campo com seu pai e adoece, então é levado até a sua mãe e ali ele morre nos joelhos de sua mãe, mas aquela mãe não desisti de seu sonho, pois ela sabia que o mesmo Deus que restaurou o seu sonho quando já não tinha mais esperança, era o Deus que iria RESSUSCITAR OS SEUS SONHOS.

Então ela leva o menino no quarto do homem de Deus e deita o sobre a cama, o quarto que ela separou para o homem de Deus nos traz um ensinamento muito grande, ela separou em sua casa um quarto para o homem de Deus, a casa tipifica o nosso coração, quando ela e seu esposo separa o lugar para o homem de Deus em sua casa, eles nos ensina que devemos separar um lugar exclusivo em nosso coração para que Jesus Cristo o Filho de Deus possa habitar, agora o sonho que estava morto, é levado no lugar exclusivo de habitação do homem de Deus, na primeira situação daquela família o sonho estava esquecido, não havia mais esperança para aquele sonho, no segundo momento o sonho estava morto.

Seja qual for o seu sonho se ele está esquecido ou morto, reserve um lugar em sua vida pra que Jesus possa habita, a cama que estava no quarto significa lugar de descanso, a cidade de Suném significa lugar de repouso, guarde o seu sonho no coração e deite ele sobre a cama do homem de Deus, descance e confie no Senhor, após fazer isso a Sunamita chama seu esposo e pede para ele mandar seus servos a preparar o jumento pois ela ia ao monte se encontrar com o homem de Deus, ele então pergunta: porque você vai ao homem de Deus não é lua ceia ou sábado, ela disse: tudo vai bem.

Eliseu então ver que a sunamita vai ao seu encontro e diz a Geazi.

Agora, pois, corre-lhe ao encontro e dize-lhe: Vai bem contigo? Vai bem com teu marido? Vai bem com teu filho? E ela disse: vai bem.

Outro ensinamento maravilhoso que este texto nos traz “tudo vai bem,” diante de um momento tão crítico na vida da Sunamita com o filho morto em sua casa, seu esposo primeiro pergunta se estava tudo bem, depois Geazi faz a mesma pergunta e a resposta é a mesma, “tudo vai bem”.

A sunamita tinha uma certeza em seu coração, o único que poderia ressuscitar o seu sonho, era aquele que um dia com poder e grande glória pode restaurar um sonho que estava esquecido.

Talvez se ela estivesse dito ao seu esposo, que o filho deles estava morto, que o sonho de Deus em suas vidas havia morrido, ele teria a impedido de ir ao encontro do homem de Deus, ou jogado na cara dela que ela era culpada pela morte da criança e aquela situação, poderia trazer prejuízos maiores em sua família, se ela tivesse contado a seus vizinhos, alguém também poderia tentar desanimar ela dizendo, para desistir dos seus sonhos e se conformar, ou até mesmo zombar dela dizendo: que Deus é esse que você serve, que lhe tirou o seu único filho, a verdade é que existem situações em nossa vida que somente o Filho de Deus pode nos ajudar a vencer.

Se o seu casamento está acabando conte pra Jesus a tua dor, pois se você for contar para um amigo ou familiar o primeiro conselho que as pessoas dão, é para o termino do casamento, se o teu chefe está te perseguindo, eles dizem pedem demissão, seu o seu filho está no mundo das drogas muitos dizem não tem mais jeito, se a sua família está sendo destruída, o mundo te aconselha a sair de casa, vivemos em um mundo aonde as pessoas tem desistido de seus sonhos, onde o casamento, o amor, alegria, a esperança, o relacionamento das famílias, estão sendo destruído.

A Sunamita sabia muito bem que nem o esposo, nem os seus criados, nem seus vizinhos, nem Geazi, poderiam Ressuscitar os seus Sonhos, ela sabia que Deus era o único capaz de solucionar seus problemas. Por isso a sua resposta foi “tudo vai bem” mas quando ela chega ao homem de Deus, ela agarra os seus pés e derrama suas súplicas e lágrimas, e diz: pedi eu algum filho, eu disse não mintas a tua serva.

Ela agora rasga o seu coração diante do homem de Deus. Seja qual for o teu sonho, não conte ele para pessoas que não podem realizar, não lance as dificuldade com seu relacionamento, casamento, família, no lixo das redes sociais, onde pessoas só querem a destruição dos seus Sonhos. Derrama suas lágrimas diante do Filho de Deus, aquele que nem a morte pode detê-lo pois ele é o dono da vida, quando Jesus ressuscitou, junto com Ele ressuscitou a nossa esperança, os nossos sonhos. O homem de Deus foi ao quarto onde estava o menino e deitou sobre ele, o corpo do menino se aqueceu e ele ressuscitou, deixe o Espírito de Deus aquecer o seu corpo, aquecer seu coração, Ressuscitar os Seus Sonhos.

Conclusão

Qual é o seu sonho? Ele está esquecido ou seu sonho estar morto? O seu sonho é a cura de uma enfermidade? Uma porta de emprego? Talvez um dia Deus realizou o seu sonho abrindo uma porta de emprego e hoje este sonho se encontra morto, pois você está desempregado. Como vai o seu casamento? Como vai sua família? Mesmo em meio as lutas e dificuldades você pode dar a mesma resposta da Sunamita “tudo vai bem”?

Não desista dos seus sonhos, não deixe que os sonhos de Deus morra em sua vida, Ele é poderoso para ressuscitar os seus sonhos, assim como ressuscitou os sonhos da Sunamita, os sonhos da viúva da cidade de Naim, Ressuscitou os Sonhos da mulher do fluxo de sangue que sofria com a enfermidade a mas de doze anos e gastara todo seus recursos com os médicos, mas ouvindo falar de Jesus, ela sabia que se tão somente tocar em suas vestes seria curada, o momento agora é de tocar nas veste de Jesus, nós tocamos nas veste de Jesus quando oramos a Ele, quando derramamos diante dele as nossas súplicas, pois Ele é o único que tem poder para Ressuscitar os nossos Sonhos.

Att: Papai Desafinado

2 comentários em “Ressuscita os meus Sonhos

Adicione o seu

    1. Olá Fernanda, desde outubro de 2014 estou com Humira 40mg e metotrexato 15mg 1x por semana, depois disso mudei de medicamentos várias vezes, atualmente contínuo com os dois mencionado acima, mais omeprazol, prednizona, duloxetina, caldeína ou torasegic, dorene, alprazolam, ciclobenzapina e o suplemento Peptamen para dieta da doença de crohn, atividades físicas estou voltando aos poucos, ainda estou tendo um pouco de dificuldades para sair de casa, havia entrado em uma depressão profunda, agora que estou voltando a batalhar para seguir em frente e lutar pelos meus sonhos…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: