Depressão e Suicídio: Carta de um Suicida

“Carta para um suicida” ou “Carta de um suicida”?

Não sei se contínuo a lutar pela vida, ou encerro de vez a minha carreira, esta é uma dúvida que está me consumindo, será que até o final desta carta alcançarei a resposta que a minh’alma anseia. Já desisti de tantas coisas na vida, de tantos sonhos, como seria se não tivesse desistido? Talvez não estaria escrevendo esta carta, Deus me ajude e me perdoe por todos esses pensamentos, sou cristão e creio que Deus enviou o seu filho Jesus para morrer ali na cruz em meu lugar.

“Mas ele foi ferido pelas nossas transgressões e  moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e, pelas suas pisaduras, fomos sarados.”

Isaías 53:5

Vivemos na era da informação, aonde com um simples clique, alcançamos acesso a todos os tipos de informações, mas o ser humano não consegue processar os sentimentos do seu próximo. Em um artigo publicado recentemente, o tempo que dedicamos as redes sociais em um ano daria para ler 200 livros, quanto conhecimento não iríamos adquirir dentro de cada ano.

As pessoas ficam mendigando curtidas, visualizações, comentários nas redes sociais, e se entristecem se não conseguem este objetivo, outros tem milhares e até milhões de seguidores, mas não tem um amigo de verdade para compartilhar suas alegrias, as famílias sendo destruídas, pela própria sociedade, que impõe valores e dogmas, cujo o único objetivo é acabar com os valores familiares, passo por tantos problemas, tantas aflições, não vejo esperança nas pessoas, nem na nação, existem momentos que o meu desejo é lutar e fazer a diferença, ajudar pessoas, que se encontra na mesma situação que eu, outros momentos choro me desespero pois, perco toda a esperança de viver.

Serei eu um suicida? Estarei prestes a tirar a minha própria vida? “Espere acho que ainda existe um último motivo que vale a pena, lutar para viver”. Mas espere! Será que este motivo é o suficiente para continuar a viver?

Desistir parece ser a melhor saída, ao menos a mais fácil. Por que as pessoas cometem suicídio? Porque já não encontram motivos para viver, a tristeza e a angústia tomou parte de suas vidas, esta parece ser a única saída.

O que faz, as pessoas desistirem da vida? A morte, parece sem dúvidas a melhor solução, desistir da vida, desistir de tudo. Por fim a todos os problemas com um simples ato de tirar a própria vida.

A impressão que dar é que após o suicídio tudo será resolvido. E a nossa família, amigos entes queridos, será que os problemas deles serão resolvidos, com a nossa partida? Isto não seria o início de um outro grande problema?

Antes de desistir da minha própria vida, preciso analisar, e se eles estiverem passando pelo mesmo dilema do que eu, e se a força que eles precisam para viver, e se o elo de ligação que impedem que meus entes queridos de cometer este ato, é a certeza e segurança que eles estão protegidos por mim. Se eu desistir, eles também desistiram, ao invés de resolver o meu problema, estarei criando um problema maior ainda, iniciando um ciclo vicioso de maldição. Existe algo pelo o qual eu deva lutar? Sim, minha mente começa a clarear, vale apena, lutar pela minha família, amigos, vale apena lutar para ajudar, a todos que se encontram em situações como a minha.

Quantas dúvidas e tristezas que me prendem, ó Senhor Deus, ilumina o meu caminho, em meio ao desejo de morte, me faça lembrar que Jesus é a vida, em meio a vontade de desistir, me faça lembrar que Jesus venceu a morte. Enfrentamos inúmeras batalhas durante a nossa vida, muitos desistem no meio do caminho, me responda ó Deus, como enfrentar todos os obstáculos pelo caminho.

Com a minha voz clamei ao Senhor; com a minha voz ao Senhor supliquei. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então, conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, ocultaram um laço. Olhei para a minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse; refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.  A ti, ó Senhor , clamei; eu disse: tu és o meu refúgio e a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

Salmos 142:1‭-‬7 ARC95

Hoje eu resolvi tirar a minha vida, pensei, chorei, pedi a Deus uma direção, minha fé, minha esperança estar firmada no meu temor a Deus, e em alguém muito especial que precisa de mim, se eu não tenho forças para lutar por mim, preciso achar forças para lutar por ela, e se eu fosse um ateu, em que firmaria a minha esperança, em Deus eu não acredito, na humanidade perdi a minha fé. Preciso pensar, se eu morrer hoje, como ficaria, meus pais, minha esposa(o), filho(a)(s), amigos, pessoas que querem o meu bem, que me amam, mesmo que a dúvida que permeia sobre minha mente, me faça pensar ao contrário.

Me vejo em um caminho, em uma longa jornada, de muitos obstáculos, desafios, tempestades e ventos fortes, no fim deste caminho, vejo a bonança, fartura, paz, alegria, uma recompensa de um valor inestimável, mas terei forças para chegar até o final deste caminho? Quantas dúvidas cercam meus pensamentos? Busquei refúgio na religião, na teologia, na psicologia, na psiquiatria, mas algo em que eu não esperava, me despertou uma esperança. Será este o elo de ligação, que me liga ao um novo desejo de viver?

Depressão e Suicídio
Depressão e Suicídio

Suicídio o fim dos problemas ou o início de coisas piores?

Hoje encerrei a minha jornada, tirei a minha própria vida, finalmente encontrei a paz. Espere! Estou em um lugar escuro, um medo muito grande toma conta de mim, estou muito ansioso. Vejo pessoas familiares, estou vendo o futuro após minha morte, minha esposa, não conseguiu prosseguir em frente e cuidar de nosso filho, ela também tirou a sua própria vida, nosso filho está seguindo a vida com muitas dificuldades, pois o seu herói desistiu de viver. Qual será o destino dele? O que foi que eu fiz? Achei que estava resolvendo, os problemas meus e os da minha família, achei que o mundo seria um lugar melhor sem mim, mas na realidade, aumentei os problemas e destruí a minha família, agora não existe mais nada a fazer.

Uma Segunda Chance

Como assim ainda tenho uma chance de resolver todos os meus problemas? Tudo foi apenas um sonho, Deus me deu uma oportunidade de lutar pela vida, minha família está bem, eu estou vivo, tudo não passou de um pesadelo, estava com a mente confusa, angustiado, com muitas dúvidas, eu não quero morrer, não quero tirar minha própria vida. Quantas pessoas cometem suicídio, sem ter uma segunda chance de viver? Eu ganhei uma segunda chance, minha alma estava na prisão, mas agora ela está livre para lutar pela vida, vou cuidar dos meus amigos e familiares, vou redobrar minha atenção nas lágrimas e nos sentimentos das pessoas, preciso ser luz, neste mundo de trevas, preciso ajudar outras pessoas, preciso compartilhar minha história, para que outros possam lutar pelas suas vidas….

Vale a pena lutar pela vida? Só saberemos a resposta para está pergunta se continuarmos lutando e seguindo nosso caminho sem olhar para trás…

Hoje eu entendo, que por mais difícil que seja, ainda que não reste mais esperança, ainda que a noite esteja tão escura que, eu não veja o caminho, o dia vai amanhecer, e o primeiro raio de luz do sol vai brilhar, e um novo começo de esperança, será eterno. Vale a pena lutar pela vida sim. Só quem passa pela as adversidades da vida, pelas lutas, problemas, tristeza, angústias, enfermidades, luto, ansiedade, depressão, sabe o quão difícil é lutar, por mais que pareça que estamos sozinhos, que não temos amigos ou família para desabafar, a verdade é que sempre tem alguém do nosso lado para nos ajudar, o mais importante é não esquecer que Deus está do nosso lado para nos ajudar, se você não crer que Ele existe tudo bem, lembre-se “o tempo é um ótimo remédio” para sarar as feridas, eu estarei aqui falando contigo através desta carta, não desista. Vale a pena lutar pela vida, ainda que você não perceba, Jesus é o caminho, a verdade e a vida.

Amo ao Senhor , porque ele ouviu a minha voz e a minha súplica. Porque inclinou para mim os seus ouvidos; portanto, invocá-lo-ei enquanto viver. Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.  Então, invoquei o nome do Senhor , dizendo: Ó Senhor , livra a minha alma! Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem. Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda. Cri; por isso, falei: estive muito aflito. Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira. Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Ó Senhor , deveras sou teu servo; sou teu servo, filho da tua serva; soltaste as minhas ataduras.

Salmos 116:1‭-‬8‭, ‬10‭-‬12‭, ‬15‭-‬16 ARC95

 

Att: Papai Desafinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: