Primeira internação do Daniel, em sua primeira Semana de vida

Estou pensando seriamente na primeira oportunidade fazer uma faculdade de medicina, no ritmo que estamos indo em breve serei especialista em várias doenças, não sei se me especializo em reumatologia, proctologia, gastroenterologia ou pediatria. A minha mãe desde quando era criança, até nos dias hoje, tem uma farmácia dentro de casa, atualmente estamos conhecendo mais de medicamentos que até alguns farmacêuticos, ha, ha, ha!

Brincadeiras a parte, vamos falar um pouco da primeira internação do meu filhinho Daniel, na sua primeira semana de vida, algo que é muito comum acontecerem com 50% a 60% dos recém nascidos, que podem causar retardamento mental, cegueira, problemas auditivos, entre outros problemas, que os pais desconhecem, particularmente, pegou eu e minha esposa de surpresa.

Daniel - Saída Do Hospital
Daniel – Saída Do Hospital

Depois de muitas batalhas, o parto da minha esposa foi parto normal e induzido, ela deu entrada no Hospital Marcio Cunha (Ipatinga MG) na sexta feira 17/03/2017 às 10:30hs da manhã, no sábado às 14:15hs Daniel nasceu, como foi parto normal e aparentemente o bebê estava bem, logo eu e minha esposa pensamos amanhã ou no máximo segunda-feira estaremos em casa, mais tarde a enfermeira passou no quarto e disse; “as mamães que ganharam bebê de parto normal até às 13:00hs ganharam alta amanhã”, pois os bebês e as mamães só poderiam receber alta depois de 24h após o nascimento, isto seria no domingo, Daniel nasceu às 14:15h no sábado, então só teria alta do hospital na segunda feira.

Quando chegou na segunda-feira de manhã, a família toda estava na expectativa de conhecer o Daniel, eu e a minha esposa estávamos anciosos para ir para casa com nosso bebê, quando as coisas começaram a nos preocupar, na segunda de manhã esperávamos o médico passar para dar alta hospitalar para a mamãe e o bebê, primeiro passou a enfermeira e o Daniel estava muito amarelo, a enfermeira pois um aparelhinho na testa do Daniel e depois no peitinho dele,  e disse que talvez o médico iria pedir exames de sangue, depois o médico chegou e disse que o bebê iria fazer alguns exames de sangue primeiro.

Mais tarde o pessoal do laboratório chegou e tirou sangue dos dois bracinhos do Daniel, naquela hora minha esposa saiu de perto e começou a chorar, senti um aperto no coração quando presencie aquela cena, dói o coração de qualquer pai e mãe vendo um serzinho tão frágil chorando e não poder fazer nada, depois que tiraram o sangue do Daniel, minha esposa pegou ele nos braços e ele se acalmou. Logo no início da noite de segunda-feira, naquela hora já havia trocado de plantão os médicos, quando a médica passou e disse que o bebê ficaria internado pois as bilirrubinas havia dado 13 (mg/dl), na hora eu e minha esposa entramos em estado de choque.

A Dr nos acalmou e disse, que  o Daniel continuaria o tempo todo da lado da mamãe e que os procedimentos para tratar a icterícia neonatal, seria a fototerapia, ele ficaria no banho de luz até as bilirrubinas abaixarem e que a quantidade de dias dependeria de vários fatores, por exemplo tirar o bebê do banho de luz apenas para amamentação e na hora de tomar banhozinho. Quanto mais tempo ele ficasse fora do banho de luz, mais dias ficaríamos no hospital.

Fototerapia - Papai Desafinado
Fototerapia

Na hora não tínhamos ideia do que era fototerapia, icterícia neonatal, bilirrubinas, o jeito era descobrir o que era e tirar o máximo de dúvidas com a médica, por volta das 18:00h a enfermeira chegou novamente no quarto com o aparelho de fototerapia, que imitia uma luz azul, tirou todas as roupinhas do Daniel e o deixou só de fraldinha e colocou um óculos para proteger os seus olhinhos, ah! Aquele óculos me dava agonia, pois até então o Daniel não era de chorar depois de colocar ele na fototerapia sem roupinhas e com aquele óculos ele entrou em uma crise de choro, uma solução que eu e minha esposa encontrou e que acalmou muito o pequeno Daniel foi a chupeta, mas esta solução só a encontramos no dia seguinte, depois que o bebê passou a noite toda chorando, mas assim que colocamos a chupeta na boquinha dele, ele se acalmou isto foi na terça por volta das 13:30hs.

Fototerapia - Papai Desafinado
Fototerapia – Papai Desafinado

 

TRATAMENTO DA ICTERÍCIA NEONATAL

A fototerapia é o tratamento mais utilizado para baixar os níveis de bilirrubina. O recém-nascido é colocado sob uma luz azul fluorescente que age quebrando a molécula de bilirrubina depositada na pele em pedaços, facilitando a sua excreção na urina e nas fezes.

Fototerapia - Papai Desafinado
Fototerapia – Papai Desafinado

Na terça-feira de manhã fizeram outro exame de sangue no Daniel, foi aí que nos desesperamos, depois de ficar a noite toda no banho de luz, quando a médica passou para dar o resultado do exame de sangue, as bilirrubinas de 13 miligramas por decilitro (mg/dl), aumentou para 18 (mg/dl), foi então que a Dr nos informou, que se continuasse a aumentar o bebê iria ficar internado na UTI, a médica nos disse; “Se der 20 (mg/dl), o bebê terá que ficar internado na UTI, se continuar a aumentar e as bilirrubinas for para 24 (mg/dl), teremos que fazer transfusão de sangue”, minha esposa chorou muito com a notícia, tive que ser forte para ficar do lado dela e do Daniel, precisava transmitir segurança e consolo para os dois amores da minha vida, confiamos em Deus que nunca nos desamparou, os familiares, amigos e a igreja intercederam a Deus por nós, a Dr orientou as enfermeiras para colocar três aparelhos de fototerapia sobre o Daniel, acabou que depois conseguiram um aparelho três vezes mais potentes que o primeiro e deixou os dois sobre o Daniel.

No outro dia na quarta-feira de manhã repetiram o exame de sangue, e as bilirrubinas abaixaram para 16 (mg/dl), foi então que começamos a ficar mais tranquilos, a médica nos orientou para tirar o Daniel da luz somente em caso de urgências, até as fraldinhas trocavamos debaixo da luz azul, no hospital estava dando Nan para ele beber, pois o leite da minha esposa ainda estava saindo pouco e não era suficiente para o satisfazer, então até na hora de amamentar ele ficava na fototerapia.

Na quinta-feira as bilirrubinas abaixaram para 14 (mg/dl), e, na sexta-feira de manhã Daniel e minha esposa ganharam alta, parecia até um sonho finalmente iriamos para casa com nosso bebê, apesar de toda preocupação, houve vários pontos positivos em toda essa situação, primeiro o Daniel ficou o tempo todo no apartamento do hospital com a mamãe, lembrando que o parto foi normal e pelo SUS, durante os dias que ficamos no hospital todas as dúvidas que tínhamos perguntavamos para os médicos, enfermeiras e eles esclareciam, como papai e mamãe de primeira viajem aprendemos no hospital a trocar fraldinhas, minha esposa aprendeu a dar banho no Daniel da maneira correta e a curar o umbigo do bebê, entre muitas coisas. Um ponto importante é que aprendemos a tirar, o que há de melhor em meio aos problemas, no fim a internação do Daniel foi uma escola, para o papai e a mamãe.

KERNICTERUS

Em níveis muito elevados, a bilirrubina é tóxica para o cérebro. Os primeiros sinais clínicos de intoxicação pela bilirrubina incluem sonolência, diminuição do tônus muscular e recusa alimentar. Com o tempo, o bebê passa a ter espasmos, choro inconsolável, vômitos e fica febril.

Se o excesso de bilirrubina não for corrigido, o neonato pode evoluir para lesão permanente do cérebro, que é chamada de Kernicterus. Essa complicação ocorre, em geral, quando há níveis de bilirrubina acima dos 25 mg/dl.

As principais complicações do Kernicterus podem só se tornar nítidas após o primeiro ano de vida e incluem:

Dificuldade em sentar, engatinhar e, posteriormente, andar. Tremores e movimentos involuntários. Alterações na audição e visão. Retardo do desenvolvimento neurológico. Alterações na arcada dentária.

Fonte:

http://www.mdsaude.com/2017/05/ictericia-neonatal.html

RESULTADOS NORMAIS

Em crianças mais velhas ou adultos, os valores normais da bilirrubina direta (conjugada) variam entre 0 e 0,3 miligramas por decilitro (mg/dL). Os valores normais da bilirrubina total (direta ou indireta) variam entre 0,3 e 1,9 mg/dL.

Em recém-nascidos, a elevação da bilirrubina é normal devido ao estresse do parto. A taxa de bilirrubina normal para recém-nascidos é de até 5 mg/dL, mas cerca de 60% dos recém-nascidos têm algum grau de icterícia e níveis de bilirrubina acima de 5 mg/dL.

RESULTADOS ANORMAIS

O médico geralmente pede outros exames de sangue ou uma ultrassonografia quando são detectados níveis altos de bilirrubina em um exame. Em adultos, níveis elevados de bilirrubina podem ser causados por problemas no fígado, nos ductos biliares ou na vesícula. Alguns exemplos são: intoxicação medicamentosa, doenças do fígado, como a hepatite, síndrome de Gilbert (doença genética que afeta algumas famílias), cirrose (cicatrizes no fígado), constrição biliar (estreitamento de parte do ducto biliar que impede a passagem do fluido), câncer de vesícula ou pâncreas, cálculos biliares.

Outra causa da elevação dos níveis da bilirrubina são problemas sanguíneos sem relação com doenças hepáticas. A destruição acelerada das células sanguíneas pode ser causada por: anemia hemolítica (destruição de muitas células sanguíneas devido a doença autoimune, defeito genético, intoxicação medicamentosa ou infecção) ou reação a uma transfusão (o sistema imunológico pode atacar o sangue transfundido).

Em crianças, o nível elevado de bilirrubina e a icterícia são muito perigosos, podendo ser causados por diversos fatores. Há três tipos comuns de icterícia: • icterícia fisiológica, que ocorre entre dois e quatro dias após o parto, causada pela demora do início do funcionamento do fígado e que geralmente não é um problema sério • icterícia associada à amamentação, que ocorre na primeira semana de vida, causada pela dificuldade do recém-nascido de mamar ou por pouca quantidade de leite materno • icterícia do leite materno, que ocorre entre duas e três semanas após o nascimento, causada pela presença de algumas substâncias no leite materno

Os três tipos podem ser tratados com facilidade e não oferecem risco se tratados. Alguns fatores mais sérios que podem causar elevação do nível de bilirrubina e icterícia infantil: • formato anormal das células sanguíneas (como no caso de anemia falciforme) • incompatibilidade do fator Rh sanguíneo entre mãe e filho (eritroblastose fetal) • falta de certas proteínas importantes devido a defeitos genéticos • sangramento do couro cabeludo por dificuldade no parto • níveis altos de glóbulos vermelhos devido a tamanho inferior ao normal, parto prematuro • infecções

Tanto em adultos quanto em crianças, os sintomas relacionados à elevação da bilirrubina são icterícia, amarelamento da pele ou dos olhos, fadiga, coceira na pele, urina escura e falta de apetite.

Quando se fala de icterícia neonatal, o amarelamento na pele e nos olhos do bebê, os primeiros concelhos são; “dá chá de picão pra ele”, as receitas da vovó são boas, mas particularmente escolhemos seguir, somente as orientações médicas, algumas pessoas nos aconcelhou até mesmo a entrar com o chá de picão escondido no hospital, para dar para o bebê, isto é uma loucura, e pode trazer sérios risco para o bebê, sem contar, que se algo acontecer com o bebê, ou a equipe médica descobrirem que alguém entrou com chá escondido e deu para o bebê, isto pode trazer sérios problemas, o meu concelho é, sempre confie em Deus, siga as orientações médicas, pois eles estudaram e se capacitaram para isto.

Na foto abaixo Daniel e a mamãe poucos minutos antes da saída do hospital, hoje Daniel já estar com 5 meses e 7 dias, cheio de saúde, a nossa história você acompanha aqui no blog Papai Desafinado, deixe seu email, siga o nosso blog e conheça todas as nossas histórias…

Mamãe Desafinada e Daniel pequeno gênio
Mamãe e Daniel

 

Att: Papai Desafinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: