Transtorno de Ansiedade Generalizada

No artigo de hoje estarei falando um pouco sobre a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), os sintomas psíquicos e físicos, esta também entrou para minha lista VIP de problemas de saúde. Vamos relembrar por ordem cronológica, Espondilite Anquilosante, Doença de Crohn, Fibromialgia, Depressão e TAG. Depois estarei escrevendo um artigo sobre depressão mascarada, mas por hoje vamos ao nosso artigo da semana.

A ansiedade é um mecanismo de defesa do ser humano e, quando bem dosada, permite que a pessoa se prepare antecipadamente para determinada situação. Sem ela, o indivíduo ficaria totalmente vulnerável aos perigos e ao desconhecido. Porém, ao mesmo tempo em que a ansiedade pode ajudar na preparação e até estimular a ação, ela também pode paralisar e impedir a reação. Quando a ansiedade surge repentinamente, em momentos em que não há nenhum risco real ou quando é desproporcional à situação vivida no momento, ela pode ser considerada patológica. Os distúrbios de ansiedade são o tipo mais comum de distúrbios psiquiátricos.

As pessoas que sofrem com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), elas vivem todos os dias de sua vida em apenas um, elas vivem passado, presente e o futuro, ao mesmo tempo, uma mistura de sentimentos e emoções, medo, pânico, fobia social, TOC, entre outros.

Muitos sofrem com esse distúrbio e simplesmente desconhecem a sua real situação, eu mesmo só descobri que tinha este problema, quando fui diagnosticado por um especialista, que após fazer uma série de questionamentos, e ouvir detalhes da minha vida cotidiana, chegou ao resultado final, fiquei impressionado como que os sintomas psíquicos e físicos foram se encaxando perfeitamente, grande parte das pessoas que sofrem com a TAG, ainda não fazem o tratamento adequado por não saberem que estão com esse distúrbio, a falta de informações, faz com que as pessoas sofram ainda mais por causa da TAG.

Sempre fui muito ansioso, mas era algo que eu conseguia controlar, após receber o diagnóstico de Espondilite Anquilosante, Doença de Crohn, Fibromialgia, plano de saúde cancelado, veio a depressão. Junto com a depressão, veio também a fobia social e a TAG. Meu plano de saúde foi cancelado depois de um ano e meio após meu afastamento pelo INSS, com todas estas dificuldades juntas me bateu o desespero e o medo, atualmente faço tratamento pelo SUS, mas infelizmente não consigo fazer exames, nem especialistas nas doenças, grande parte dos remédios tenho que pagar do meu bolso, o Inss quer me mandar para a reabilitação de todo jeito, mesmo sem ter condições alguma para trabalhar.

Entrei com uma ação na justiça por danos morais contra a empresa que cancelou meu plano de saúde e para reativação do mesmo, para voltar a fazer um tratamento humanizado, já que pelo SUS está difícil, a próxima audiência é só em fevereiro de 2018, até lá a ansiedade vai me consumindo aos poucos, encontrei na leitura, uma terapia alternativa para controlar a ansiedade, agora resolvi também criar este blog com a mesma finalidade, enquanto eu escrevo minha mente e coração entram em sintonia, e consigo acalmar os ânimos.

A leitura e a escrita tem me ajudado bastante, como uma terapia alternativa, enquanto leio um bom livro meus pensamentos, viajam em meio as histórias e por um momento consigo esquecer todos os problemas. Mas fica uma pergunta, o que é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG)?

 

O que é o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é o tipo mais amplo de ansiedade. Uma pessoa é diagnosticada com TAG quando apresenta pensamentos ansiosos por pelo menos seis meses, acompanhada por sintomas físicos e prejuízos no dia a dia. No Transtorno de Ansiedade Generalizada, o indivíduo se preocupa antecipadamente e de forma desproporcional, sendo que esta preocupação geralmente está associada a situações que podem nem ser reais. Pessoas que sofrem de TAG sentem que as preocupações não acabam, passando de um problema para outro e se preocupando excessivamente com eles.

Transtorno de Ansiedade Generalizada - Papai Desafinado
Transtorno de Ansiedade Generalizada – Papai Desafinado

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

Pessoas que sofrem de TAG apresentam os seguintes sintomas:

– Preocupações constantes sobre todas as coisas;

– Medo excessivo de ser criticado, humilhado e julgado;

– Falta de capacidade para controlar os pensamentos e preocupações;

– Dificuldade para lidar com imprevistos e incertezas;

– Necessidade de controlar tudo e todos;

– Planejamento em excesso;

– Tendência a sempre esperar que o pior aconteça;

– Incapacidade de se livrar das preocupações, mesmo sabendo que a ansiedade é mais intensa do que a situação exige;

– Hábito de encontrar outro problema imediatamente após se livrar de uma preocupação;

– Incapacidade de relaxar;

– Dificuldade de manter a concentração e o foco;

– Dificuldade para dormir e manter o sono, porque a mente fica muito ativa;

– Tensão, dor de cabeça, rigidez muscular ou dores no corpo constantes;

– Sentimento de inquietação;

– Problemas de estômago, náuseas, diarreia e fadiga;

– Tremedeira, sudorese, taquicardia e falta de ar.

Medo do futuro, de errar, de se frustrar, de ser criticado, rejeitado, do imprevisível, do não controlável e de não saber lidar com o desconhecido. Raiva por ter sido humilhado ou por não ter conseguido algo. Alegria por algum evento especial. Tristeza por uma decepção. Ingratidão, falta de aceitação do momento presente.

A ansiedade está totalmente ligada à todas as emoções. Alegria, medo, tristeza e raiva podem deixar uma pessoa ansiosa em questão de segundos, especialmente se ela não souber como lidar com esses sentimentos. Nesse sentido, ter consciência de suas emoções e da forma como elas interagem com seus pensamentos e comportamentos é fundamental para não perder o controle e desencadear uma desnecessária crise de ansiedade.

O cérebro ativa a ansiedade de acordo com o surgimento de determinadas emoções e em situações que trazem ameaça. Trata-se de um mecanismo de proteção para situações interpretadas como desagradáveis. Como consequência, sintomas físicos e mentais tomam conta da pessoa, que sofre grandes prejuízos em sua vida.

Teve momentos na minha vida em que cheguei a dormir apenas 1:30h por dia, à maioria das vezes dormia às 00:30h quando chegava às 2:00h da manhã já estava acordado, com o pensamento ligado a mil, vários pensamentos todos juntos impedia que eu dormisse, em meio a tantos problemas de saúde,  chega a ansiedade que não me deixava dormir, dois eram os fatores que me matiam acordado um era os pensamentos ligado aos problemas de saúde, espondilite, crohn, fibromialgia, outro era as dores terríveis que eu sentia, nunca sei porque estou sentindo dor, fico pensando será que as dores na coluna, joelhos, ombros, cotovelos e outras articulações é por causa da espondilite ou será por causa da fibromialgia. Outras vezes a diarréia que não para e fico pensando, está diarréia é por causa do crohn ou por causa da ansiedade.

Atualmente as dores e diarréia continuam, tenho conseguido dormir melhor, mas para isso, tomo pela manhã 60mg de Cymbalta, a noite 300mg de Dorene, 2mg de Alprazolam, 25 mg de Neotiapim, 5mg de ciclobenzapina sem contar as medicações para o crohn e a espondilite.

Em meio a tantas dificuldades tento viver um dia de cada vez, mas sinceramente não é fácil. Com Deus no controle de tudo, vou apreedendo a conviver com todas estas situações, sou evangélico, uma pessoa certa vez, perguntou, que Deus é este que você serve? Pois permitiu todas estas dificuldades sobre a sua vida. A minha resposta foi, eu sirvo ao Deus de Abraão, “O Deus Provedor!” “Deus Proverá!” O Deus que permite as provas virem sobre os seus filhos, mas nunca deixa de prover os recursos para vencer todas as provações, graças a Deus nesta batalha que se arrasta por mais de três anos, Deus nunca deixou faltar nada.

Transtorno de Ansiedade Generalizada - Papai Desafinado
Transtorno de Ansiedade Generalizada – Papai Desafinado

Principais sintomas físicos de quem sofre com ansiedade

– Sensações de sufocamento e falta de ar;

– Coração acelerado, batimento cardíaco lento e palpitações;

– Dor no peito;

– Insônia;

– Transpiração;

– Agitação ou tremores (visível ou internamente);

– Dor no pescoço e ombro, dormência na face ou na cabeça;

– Rápido esvaziamento gástrico;

– Indigestão, azia, constipação intestinal ou diarreia;

– Sintomas de infecção do trato urinário;

– Erupções cutâneas;

– Fraqueza nos braços e formigueiro nas mãos ou pés;

– Sensação de choque elétrico em qualquer parte do corpo;

– Boca seca;

– Aumento dramático de sentimentos sexuais;

– Nó na garganta e dificuldade para engolir;

– Medo de morrer ou perder o controle;

– Aumento da depressão e sentimentos suicidas;

– Agressividade;

– Gripes constantes;

– Visão distorcida;

– Problemas hormonais;

– Sensação de ter uma faixa apertada em volta da cabeça;

– Dor nos olhos e espasmos;

– Agorafobia;

– Alucinações;

– Sensação de ter alfinetes e agulhas na pele;

– Aumento da sensibilidade à luz, som, tato e olfato;

– Hiperatividade;

– Dor na face, semelhante a uma dor de dente;

– Despersonalização;

Fonte: Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional

http://www.sbie.com.br/blog/conheca-os-principais-sintomas-fisicos-de-quem-sofre-com-ansiedade/

Se você sente alguns destes sintomas já fez vários exames e deu tudo normal, é hora de procurar um médico especialista, para saber a opinião de um profissional capacitado. Este artigo ele tem como objetivo apenas relatar o que é o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) e os sintomas, a melhor pessoa para te avaliar se você sofre ou não deste distúrbio é o seu médico, clínico geral, psiquiatra ou caso você já faça algum tratamento, para alguma doença converse com seu médico a respeito deste sintomas.

As pessoas que sofrem com o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), elas vivem todos os dias de sua vida em apenas um, elas vivem passado, presente e o futuro, ao mesmo tempo, uma mistura de sentimentos e emoções, medo, pânico, fobia social, TOC, entre outros.

O texto em destaque relata a minha experiência com a TAG, viver todos os dias em apenas um, sentir todos sentimentos em apenas um momento, se controlar não é fácil, quando a ansiedade vem, trato logo de pegar um bom livro e começar a ler, concentro todos os meus pensamentos, apenas na minha leitura, assim consigo me acalmar, quando a empresa cancelou meu plano de saúde, fiquei tão estressado e preocupado, que a única saída que encontrei, como solução imediata foi a leitura, cheguei a ler toda a bíblia em noventa dias, fora outros livros que li de literatura.

Hoje vocês estão conhecendo um pouco mais sobre mim e também um pouco sobre a TAG, me apresento como Papai Desafinado e este artigo é um pouco mais sobre o meu diário.

Att: Papai Desafinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: