Prevenção ao Suicídio – Setembro Amarelo

Dez de setembro dia mundial de Prevenção ao Suicídio.

 

Não sei se sou a pessoa mais indicada a falar a respeito de um assunto tão sério, como a prevenção ao suicídio, falando de uma maneira mais clara a preservação da vida, quantas foram as vezes que pensei em tirar a minha própria vida, o garoto forte, sempre com um sorriso alegre, brincalhão, que as olhos de todos humilde e gentil, cristão, uma vida dedicada a igreja, dedicada a Deus. Deste jovem uma coisa posso dizer com toda a certeza ele é forte e batalha todos os dias pela vida. Se hoje eu tirasse a minha vida, ninguém entenderia os meus motivos, as pessoas perguntaria o porque, também diriam ele sempre tinha um sorriso alegre, brincalhão, humilde, gentil, uma pessoa boa, qual foram os motivos?

Os problemas muitas das vezes chegam de uma maneira sútil, uma palavra mal falada, depois as coisas começam a ficar mais intensas, o fim de um relacionamento, bullying,  a perda de uma pessoa amada, o luto e como é difícil lhe dar com a morte? Outros vivem uma luta diária depois do diagnóstico de uma ou várias doenças crônicas, talvez eu esteja engajado em várias coisas, mas principalmente com o diagnóstico de algumas doenças crônicas, junto veio a ansiedade, o medo do futuro.

Existem pessoas ao nosso lado, que quando as olhamos, vemos nelas pessoas fracas psicologicamente, emocionalmente, mas que na verdade são as pessoas mais fortes, determinadas, perseverantes e esperançosas que conheceremos em toda a nossa vida. Por outro lado existem pessoas que estão ao nosso lado que aparentemente são destemidas, fortes emocionalmente e psicologicamente, pessoas bem sucedidas, que tem tudo que uma pessoa pode querer, mas na realidade são um turbilhão de emoções, acumuladas, de estresse, medo, ansiedade, desejo de suicídio, constantes pensamentos de morte, que o único desejo em seus corações é que a morte chegue logo.

A depressão, o suicídio não estão escrito em um crachá, pendurada no peito das pessoas, está é uma batalha constante, entre a vida e a morte, mesmo que você não perceba, mas um simples oi, um simples bom dia, um abraço, pode salvar a vida de uma pessoa que está a preste a explodir neste turbilhão de emoções. Antes de tirar a minha vida, parei, olhei para os lados, pensei, em quantas pessoas estavam a beira do abismo como eu, que simplesmente estavam esperando uma ligação, que pudesse fazer a diferença em suas vidas.

A morte da garota no Acre, transmitida ao vivo pela internet, me fez perceber, que não podemos esperar nem mais um segundo, para atentar para a necessidade das pessoas ao nosso lado.

Está triste história que aconteceu com essa jovem e sua família, nos leva a refletir muito sobre a vida e quais foram os motivos que a levaram a tomar está decisão,  eu costumo dizer que um simples bom dia pode salvar uma vida, assim como uma palavra mau falada tem o poder de tirar uma vida, vivemos em um mundo tão louco em que as pessoas estam preocupadas apenas com suas necessidades, e a família e os amigos que estão ao redor se tornam invisíveis.

 

Bíblia e Depressão

 

Na minha família existe um homem muito religioso, cristão, pregador da palavra de Deus, que sempre dedicou muito a igreja e deixou a família na sua própria sorte, estava tão preocupado para atender as necessidades das pessoas de sua igreja, que não estava tendo tempo para as necessidades de sua família, “lembrando que a bíblia nos ensina que aquele que não cuida dos seus, os de sua família tornou-se pior do que o incrédulo” 1 Timóteo 5:8. Sua esposa estava passando por situações difíceis, dores de cabeça, dores no corpo, problemas gastrointestinal, foi ao médico fez vários exames e todos os exames estavam normais, o médico também fez vários questionamentos sobre a sua vida cotidiana, depois de conhecer melhor a história daquela senhora e juntamente com todos os exames em mãos, o médico deu o diagnóstico de DEPRESSÃO, o esposo daquela senhora diácono de uma determinada igreja, ficou enfurecido com o diagnóstico que o médico deu e disse que sua esposa estava com frescura, se os exames estavam normais então ela não tinha nenhuma doença e que o médico estava louco. Na época eu não tinha nenhum conhecimento sobre o assunto então fiquei calado, mas no meu íntimo conhecendo bem como era o seu esposo pensei “qual mulher não teria depressão com um esposo como este? Cuida da necessidade de várias pessoas estranhas, mas não atenta para as necessidades do seu lar.”

Alguém da família chegou a dizer:

_ “Talvez realmente ela esteja com depressão.”

E a resposta dele foi:

_ “Servo do senhor (crente) não tem depressão, isto é coisa do diabo, de pessoas que não tem Deus.”

Esta história nos deixa muito triste, talvez também com muita raiva, peço a você meu amigo leitor mais alguns minutos do seu tempo, o objetivo deste artigo não é discutir religião, nem gerar tristeza no coração de ninguém, mas sim falar de uma maneira clara, para todos sendo religiosos ou ateu. Eu sou cristão evangélico desde os meus 13 anos, tenho vários cursos de teologia, faço tratamento psiquiátrico, para Depressão e TAG, sou portador de Espondilite Anquilosante, Doença de CROHN e fibromialgia.

A respeito desta história está senhora continua a sua batalha diária em favor da vida. Se você é cristão, um ponto importante a entender é que ninguém está imune da depressão ou de qualquer outra doença, a princípio vou relatar dois exemplos muito conhecido de homens de Deus que teve pensamentos suicidas, um deles foi Elias, que após vencer os 450 profetas de baal, a rainha Jezabel mandou um recado para Elias, que assim como aconteceu com seus profetas,  aconteceria com Elias, nesta passagem bíblica Elias desistiu da própria vida, teve o desejo de morrer, ele entrou em desespero, angústia, medo, ansiedade, o único escape que Elias encontrou foi a morte, ele só queria ficar deitado esperando a morte chegar. Deus em sua infinita misericórdia envia um anjo até Elias e por duas vezes fala com ele, da pão e água e com a força daquela comida Elias caminha por quarenta dias e quarenta noites. O número 40 na bíblia representa um período de provas, tribulações, aprendizado. Depois deste encontro com Deus a fé de Elias é restaurada.

Quantos de nós, que já não perdemos a fé na humanidade?

Outro exemplo bíblico é o caso de Jonas, Deus envia Jonas para levar uma palavra ao povo da cidade de Nínive, Jonas foge da presença de Deus, depois se arrepende, e leva aquela mensagem a cidade de Nínive, todo o povo daquela cidade se arrepende e pede perdão a Deus. O capítulo 4 do livro de Jonas, praticamente nem é ensinado nas igrejas, mas Jonas no capítulo quatro ficou angustiado e teve pensamentos suicidas, ele dejesa a morte, ele ficou angustiado, pois o desejo dele era que a cidade de Nínive perecesse, ele havia fujido da presença de Deus no capítulo um, pois ele sabia que Deus era misericordioso para perdoar e salvar, ele não queria que aquela cidade fosse salva, por isso ele se angústia e pede a morte, então Deus se revela a Jonas.

Poderia falar de Jó, conhecido como o homem que passou as maiores provas e sofrimentos, sua esposa lhe disse; “amaldiçoa este teu Deus e morre,” a reposta de Jó foi; “como falas uma louca, assim falas tu, receberiamos o bem de Deus e não receberiamos o mal.”

A quem diga que uma coisa não tem nada ver com a outra e existem pessoas que afirmam que a depressão e a espiritualidade andam lado a lado. Qual é a sua opinião sobre este assunto? Você já parou para pesquisar o significado da palavra Psicologia? O que a bíblia e a psicologia tem em comum? Respoderemos estas perguntas no decorrer do artigo, lembrando que o nosso enfoque é a prevenção ao suicídio.

Quais são as verdades bíblicas que podemos tirar para nossas vidas, sobre Depressão e Ansiedade? Depressão, ansiedade, pânico, fobial social, existe alguma semelhança entre estes assuntos e a bíblia sagrada? Vimos no caso de Elias e Jonas, como eles entraram em pânico, ficaram ansiosos, tristes e angustiados diante daquelas situações que envolveram suas vidas.

Setembro Amarelo - Papai Desafinado
Falar é a melhor Solução – Papai Desafinado

O salmos 142 e 116 da bíblia sagrada nos trás muitas verdades que pode fazer toda a diferença e salvar uma vida. O livro de salmos é exatamente a expressão da alma necessitada, angustiada, ansiosa, desesperada, a alma que perdeu o sentido de viver.

Falar é a melhor solução, neste exemplo o salmista falou claramente com Deus, derramou diante de Deus a sua súplica,  sua alma, pediu socorro, escape, livramento, ajuda, um grito de socorro de um coração aflito.

O salmista estava escrevendo a respeito de suas próprias angústias, temores, medo, ansiedade, a alma dele estava deprimida e chega a relatar, “ninguém cuidou da minha alma.” Quantos de nós não estamos na mesma situação? Buscando alguém que cuide de nossas almas, assim nos diz o Salmos 142:

 

Ninguém cuidou da minha alma

 

Com a minha voz clamei ao Senhor; com a minha voz ao Senhor supliquei. Derramei a minha queixa perante a sua face; expus-lhe a minha angústia. Quando o meu espírito estava angustiado em mim, então, conheceste a minha vereda. No caminho em que eu andava, ocultaram um laço. Olhei para a minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse; refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma.  A ti, ó Senhor , clamei; eu disse: tu és o meu refúgio e a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem.

Salmos 142:1‭-‬7 ARC95

 

Vamos destacar alguns pontos do Salmos 142, que identifica com os sintomas e sinais da depressão e outras patologias:

  • Derramei a minha queixa: Primeiro ele reconhece sua necessidade de falar com alguém a respeito de sua angústia e o salmista encontra em Deus está pessoa a quem ele pode desabafar seus problemas.

Quando recebi o diagnóstico de Espondilite Anquilosante e Doença de Crohn demorou mais de um ano para cair a ficha de que eu estava com duas doenças graves, depois veio o cancelamento do meu plano de saúde um ano e meio depois de estar afastado pelo INSS, fiquei desesperado de 60kg fui para 52kg, perdi 8kg em apenas um mês, no momento em que mais precisava do plano de saúde ele foi cancelado, depois veio o diagnóstico de fibromialgia, uns quatro meses antes tinha iniciado o tratamento para depressão, agora com o cancelamento do plano de saúde havia perdido toda a esperança. E para piorar, eu que sempre fui muito ansioso, veio a TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada), uma batalha atrás da outra.

  • Expus-lhe a minha angústia: Um dia estava muito angustiado pensando, até mesmo em cometer uma loucura, quando abri a bíblia e caiu neste Salmo, senti Deus falando comigo de uma forma maravilhosa, um livro que foi escrito a mais de 2500 anos atrás, parecia que o salmista estava vivendo a mesma experiência que eu ou então, que o escritor estava escrevendo este salmos exatamente para mim, expus diante de Deus toda a minha angústia, sempre valorizei muito os trabalhos dos psicólogos e psiquiatras, mas estava vivendo uma situação tão tensa, que somente algo divino poderia entender a situação de desespero que estava vivendo, uma angústia sem explicação.
  •  Quando o meu espírito estava angustiado em mim: E a cada versículo lido as lágrimas escorriam pelo meu rosto e os pensamentos de morte, estavam transformando em pensamentos de esperança, este salmo relata exatamente a vida de uma pessoa que está passando por um grave problema de depressão. O meu espírito estava angustiado na minha mente e no meu coração estava sendo travada uma batalha entre a vida e a morte.
  • Ocultaram me um laço: Uma sequência de laços me cercaram, doenças autoimunes, degenerativas, cancelamento do plano de saúde, medicamentos caro que não tenho condições de comprar e o SUS parou de fornecer, o INSS querendo me mandar para reabilitação de qualquer maneira, mesmo sem ter nenhuma condições físicas ou emocional para voltar para o mercado de trabalho.
  • Olhei para minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse: Está parte do versículo também me identifico muito com ele, todos os lados que eu olhava, fosse para direita ou para esquerda, para frente ou para trás, não encontrava ninguém que pudesse me ajudar, não havia quem me conhecesse, no início do diagnóstico, amigos, colegas de trabalho, familiares distantes, muitas pessoas vem te visitar, mas com o passar do tempo todos somem e cada um tem suas próprias batalhas, me encontrava sozinho sem ter quem conhecesse minha necessidade, mesmo com minha esposa sempre ao meu lado, meus pensamentos se perdiam em meio as doenças…
  •  Refúgio me faltou: Em muitos momentos me faltou o refúgio, não o encontrei nos antidepressivos, nem nos anti-inflamatórios, não houve medicamentos que aliviassem minha dor, fosse ela física, causada pela doença de Crohn ou pela Espondilite Anquilosante, ou fosse minha dor emocional, causada pela depressão, ansiedade, sentimento de fraqueza, insegurança, medo do futuro, medo do presente, a minh’alma sentia e ainda sente uma necessidade de gritar, um grito de socorro, um grito aflito em meio a tantos problemas.
  • Ninguém cuidou da minha alma: Cheguei a um ponto em que me isolei completamente da sociedade e quanto mais o tempo passava, mais isolado eu ficava, “ninguém cuidou da minha alma,” este era meu único pensamento, cheguei a pensar; até Deus se esqueceu de mim.
  • Porque estou muito abatido: Quando comecei a ler este Salmos 142 à cada versículo que eu lia a cada palavra que eu falava, as lágrimas rolavam sobre o meu rosto, pois este salmos é exatamente a minha vida, eu estava abatido, desesperado, não havia quem pudesse reverter as situações que me encontrava e quanto mais eu chorava mais aliviado eu ficava, era como se uma montanha estivesse sendo retirada dos meus ombros, a minha alma sentia-se confortável, leve, eu sentia o próprio Deus falando ao meu coração; “meu filho eu estou aqui, para te ajudar.”
  • Livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que euEm cada versículo e em cada palavra lida uma batalha se travava na minha mente, “livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu.” Vivo uma batalha constante contra os meus perseguidores pois são mais fortes do que eu, eles se chamam Espondilite Anquilosante, Doença de Crohn, doenças crônicas, autoimunes, degenerativas, para a medicina ainda não tem cura, inimigos mais fortes do que eu, encontrei nesta jornada, Fibromialgia, Depressão, TAG (Transtorno de Ansiedade Generalizada) e para piorar ainda mais minha situação Perícias no INSS.

Uma perita louca do INSS chegou a falar comigo a respeito da Doença de Crohn e da Espondilite Anquilosante:

_ Você sabe que estás doenças não tem cura?

Respondi; sei.

Ela continuou. _ Você sabe que não vai ficar livre destas dores?

Novamente, respondi; sei.

Estão aquela louca mulher que se diz ser perita do INSS, respondeu: Então não justifica você continuar afastado do trabalho.

Tive que me segurar naquela hora para não cometer uma loucura, infelizmente os peritos do INSS são pagos para negar benefícios e não avaliarem os doentes, se a doença não tem cura e se eu não vou ficar livre das dores, a única solução que resta é a aposentadoria por invalidez ou manter o auxílio doença até os médicos encontrarem uma solução para o problema. Depois desta pericia mergulhei ainda mais em uma profunda depressão e esta mesma perita me disse para conversar com minha reumatologista para parar com o tratamento psiquiátrico e procurar uma outra alternativa, pois o meu corpo poderia estar todo ruim, mas se a minha mente estivesse boa poderia voltar ao trabalho. A ansiedade e o ódio tomou conta do meu coração, junto com a dúvida de continuar a lutar ou a desistir de tudo.

Quando parece que as coisas não podem piorar, situações que não estão ao nosso controle se levantam, para tentar nos derrubar de vez, depois de um ano e meio afastado pelo INSS a empresa em que trabalho cancelou meu plano de saúde, passei por um constrangimento difícil de esquecer, estava passando muito mal, sentindo fortes dores, marquei uma consulta com urgência, na hora de passar o cartão de saúde, o mesmo havia sido cancelado pela a empresa sem aviso prévio, entrei em desespero mais ainda, já não bastava todos os acontecimentos que citei anteriormente, agora vem mais está decepção.

Como enfrentar todos estes problemas?

Sinto dores 24h por dia 7 dias na semana, nunca sei se minhas dores, cansaços, fadigas, são causados, por causa do Crohn, Espondilite, Ansiedade, Depressão ou Fibromialgia é muito difícil viver assim, nunca imaginei que passaria por tantas provações, mais uma coisa é certa estou escrevendo este artigo, porque vale apena, sim, lutar pela vida, o que me espera no dia de amanhã não sei, mas a única certeza que tenho neste momento, é, eu quero viver, eu quero lutar para ter uma vida de qualidade, mesmo que muitas das vezes acho que não vou conseguir, uma chama de esperança, arde em meu coração e está chama é a minha fé em Deus.

  • Tira a minha alma da prisão: A minha alma está presa a tantos problemas, a tantos inimigos que são mais fortes do que eu. A ti, ó Senhor, clamei; eu disse: tu és o meu refúgio e a minha porção na terra dos viventes. Atende ao meu clamor, porque estou muito abatido; livra-me dos meus perseguidores, porque são mais fortes do que eu. Tira a minha alma da prisão, para que louve o teu nome; os justos me rodearão, pois me fizeste bem. 

 

Sintomas da depressão

 

  • Humor depressivo ou irritabilidade, ansiedade e angústia.
  • Desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas.
  • Diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer em atividades anteriormente consideradas agradáveis.
  • Desinteresse, falta de motivação e apatia.
  • Falta de vontade e indecisão.
  • Sentimentos de medo, insegurança, desesperança, desespero, desamparo e vazio.
  • Pessimismo, ideias frequentes e desproporcionais de culpa, baixa autoestima, sensação de falta de sentido na vida, inutilidade, ruína, fracasso, doença ou morte.
  • A pessoa pode desejar morrer, planejar uma forma de morrer ou tentar suicídio.
  • Interpretação distorcida e negativa da realidade: tudo é visto sob a ótica depressiva, um tom “cinzento” para si, os outros e o seu mundo.
  • Dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento.
  • Diminuição do desempenho sexual (pode até manter atividade sexual, mas sem a conotação prazerosa habitual) e do libido.
  • Perda ou aumento do apetite e do peso.
  • Insônia (dificuldade de conciliar o sono, múltiplos despertares ou sensação de sono muito superficial), despertar matinal precoce (geralmente duas horas antes do horário habitual) ou, menos frequentemente, aumento do sono (dorme demais e mesmo assim fica com sono a maior parte do tempo).
  • Dores e outros sintomas físicos não justificados por problemas médicos, como dores de barriga, má digestão, azia, diarreia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, dor de cabeça ou no corpo, sensação de corpo pesado ou de pressão no peito, entre outros.

Fonte:

http://www.minhavida.com.br/saude/temas/depressao

 

Cordéis da morte me cercaram

 

Cordéis da morte me cercaram, e angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza.  Então, invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor , livra a minha alma! Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou. Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem. Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda. Andarei perante a face do Senhor , na terra dos viventes.  Cri; por isso, falei: estive muito aflito. Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira. Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos.

Salmos 116:3‭-‬12‭, ‬15 ARC95

 

Cordéis da morte me cercaram: A depressão chega e se instala muitas das vezes sem percebermos. Cordéis da morte me cercaram, cordel significa corda fina, delgada, uma corda tão fina e de uma espessura sem significância. Mas algo nos chama a atenção, pois, se amararem alguém com uma corda assim, facilmente qualquer pessoa seria capaz de se livrar, mas quando junta várias cordas ou cordéis, automaticamente fica mais difícil de se livrar delas, quando o salmista disse “cordéis da morte me cercaram,” ele estava se referindo a várias situações que aconteceu em sua vida. Do mesmo jeito acontece em nossos dias, e estes cordéis da morte são muito perigosos, pois eles chegam sem percebermos. Hoje nos sentimos um pouco triste, amanhã, descobrimos uma traição, depois o desemprego ou uma outra dificuldade no trabalho, muitas das vezes vem a perda de um entre querido ou a descoberta de uma doença incurável na família, muitas das vezes nós mesmo somos os portadores destas doenças que são incuráveis. Cada situação que acontece em nossa vida, se transforma em um cordel, uma corda que aparentemente é fina e delgada, este cordel se transforma em vários cordéis, quando nos damos conta já estamos preso em tantos problemas que não conseguimos escapar.

E angústias do inferno se apoderaram de mim; encontrei aperto e tristeza: Uns dos sintomas da depressão são a angústia e a tristeza. Quando o salmista descreve angústias do inferno se apoderaram de mim; ele estava se referindo a uma angústia tão intensa a ponto de se tornar impossível descrever aquilo que a alma dele estava vivenciando naquele momento. O rei Davi uns dos reis mais conhecido da bíblia escreveu inúmeros salmos, e, ele é o escritor dos salmos 116 e 142. Ele enfrentou as situações mais adversas e angustiante que um homem possa viver, o seu próprio filho o traiu querendo usurpar o reino, teve que fugir de seu filho e do seu reino para não ser morto, subiu o monte das oliveiras chorando com a cabeça coberta e angustiado, durante o caminho um homem chamado Simei o amaldiçoava, tudo que ele havia conquistado estava sendo destruído por pessoas tão próximas a ele, a tristeza e o aperto tomou conta de sua vida.

Então, invoquei o nome do Senhor , dizendo: Ó Senhor , livra a minha alma! Diferente de nossos dias não havia psicólogos e psiquiatras, mas naquela época existiam os conselheiros do rei, homens sábios e estudados que davam conselhos ao rei nos tempos de paz, nos tempos de guerras e com Davi não era diferente, ele tinha vários conselheiros entre eles Husai amigo íntimo do rei e Aitofel.

Aitofel foi um grande conselheiro que ajudou muito durante o reinado de Davi, mas até ele se levantou contra Davi, o rei chega a orar a Deus pedindo para transtornar o conselho de Aitofel, pois sabia que os conselhos de Aitofel poderia destruir o seu reinado para sempre. A única Esperança que restava para Davi é confiar somente em Deus. ”Então, invoquei o nome do Senhor, dizendo: Ó Senhor, livra a minha alma!” Está foi a oração do salmista, também se tornou a minha oração, em tempos tão angustiosos.

Piedoso é o Senhor e justo; o nosso Deus tem misericórdia. O Senhor guarda aos símplices; estava abatido, mas ele me livrou: Muitas foram as vezes em que fiquei abatido diante de tantos problemas, mas assim com Deus livrou a Davi, está tem sindo a minha oração e esperança.

Volta, minha alma, a teu repouso, pois o Senhor te fez bem: Sonho com o dia em que minha alma voltará ao seu repouso, bons tempos eram aqueles, em que deitava, descansava, dormia e acordava, sem dores, sem medo, sem ansiedade, depressão ou doenças crônicas como a Espondilite Anquilosante e a Doença de Crohn e livre também da fibromialgia, sei que a Espondilite e o Crohn não tem cura, mas tenho esperança de dias melhores, livre de dores, dias em que não terei mais medo do presente ou do futuro, sonho com o dia em que estas doenças entraram em remissão, se for da vontade de Deus em me curar, Ele é poderoso para curar e sua especialidade é operar milagres em causas que aos nossos olhos são impossíveis.

Porque tu, Senhor, livraste a minha alma da morte, os meus olhos das lágrimas e os meus pés da queda: Por inúmeras vezes Deus livrou a minha alma da morte, muitas são as vezes em que me perco em meus pensamentos, diante de tantas batalhas e aflições.

Andarei perante a face do Senhor , na terra dos viventes. Cri; por isso, falei: estive muito aflito. Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira. Uns dos fatores que levam uma pessoa a cometer o suicídio é quando ela perde a fé na humanidade. “Eu dizia na minha precipitação: todo homem é mentira.” O fim de um relacionamento, a perda de um ente querido, o bullying na escola ou em outros setores da sociedade, a perda de um emprego, o preconceito, a violência, a sensação de impunidade, entre outros fatores levam muitas pessoas a perderem a fé na humanidade e tirarem suas próprias vidas.

O salmista diante de todas as aflições ele deposita a sua fé em Deus. ” Salmos 121 – Elevo os meus olhos para o monte. De onde virá o meu socorro? O meu socorro vem do Senhor que criou os céus e a terra.

Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? Preciosa é à vista do Senhor a morte dos seus santos. Cada vida é preciosa diante de Deus, Ele conhece nossas lutas e aflições, Ele deu o seu filho Jesus a morrer na cruz para nos salvar, o castigo que nos trás a paz estava sobre Ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Que darei a Ele por todos os benefícios que me tem feito? Mesmo diante de todos os problemas posso afirmar com toda a certeza que os benefícios de Deus para nossas vidas são maiores que todos os problemas. Em um dos momentos mais difíceis da minha vida, Deus me deu a honra de ser pai de um garotinho extremamente formidável, que consegue tirar um sorriso do meu rosto em todos os instantes da minha vida, até mesmo quando mal consigo levantar da cama de tantas dores.

Psicologia

 

Psicologia do grego Psic = alma, logia = estudo. Psicologia é o estudo da alma, a palavra Psicologia significa literalmente, “Estudo Da Alma” (ψυχή, psyché, “alma” – λογία, logia “tratado”, “estudo”). A palavra em latim psychologia é creditada ao humanista croata Mário Marulić em seu livro, Psichiologia de ratione animae humanae, datado dentre o século XV e século XVI.

A psicologia é a ciência que estuda o comportamento e os processos mentais dos indivíduos (psiquismo). É geralmente definida como o estudo científico do comportamento e dos processos mentais, isto é, estuda todos os atos e reações observáveis, mas também processos como os sentimentos, as emoções e as representações mentais que não podem ser observadas diretamente.

 

O que a bíblia e a psicologia tem em comum?

 

Setembro Amarelo - Papai Desafinafo
Setembro Amarelo – Mês da prevenção ao Suicídio

A grande parte dos religiosos, afirmam que religião e psicologia, psiquiatria não andam juntos, que depressão, síndrome do pânico, fobia social, tudo isso é coisa do diabo. Enquanto isso os membros de suas igrejas sofrem e não procuram ajuda, pois acham que estão se entregando ao diabo.

Do outro lado grande parte dos profissionais da área da saúde mental afirmam que espiritualidade e doenças mentais estão em caminhos opostos. E que apenas as químicas dos medicamentos serão suficientes para amenizar os problemas, enquanto a causa principal não é tratada.

Minha opinião sobre este assunto é que a espiritualidade e as doenças mentais andam lado a lado, já é hora de desprendermos um pouco de certos parâmetros e concentrar no objetivo principal, que é ajudar a todos que precisam de ajuda, exitem muitas pessoas que conseguem seguir em frente com sua fé em Deus, outros com a ajuda de profissionais da área da psiquiatria e psicologia, com tratamentos, medicamentosos e terapias, mas existem também aqueles que então presos aos seus problemas e não conseguem um escape, de um lado pessoas dizendo a eles que os pensamentos deprimidos e suicídios é coisa do diabo, do outro um grupo de pessoas que acham que o tratamento único é o tratamento x.

A bíblia é um livro que narrar a história de um povo que Deus separou para ser seu, durante a história desse povo, encontramos, dúvidas, angústias, alegrias, derrotas, vitórias, ansiedade, tristezas, momentos em que o povo de Israel entrou em pânico diante de seus inimigos, durante toda a trajetória deste povo nos identificamos com eles em todos os aspectos relacionados aos sentimentos humanos.

Como vimos nos exemplos acima, falamos a respeito de Jó, Jonas, Elias, Rei Davi e poderíamos citar muitos outros exemplos de homens tementes a Deus, que tiveram a fé em prova, diante das mais diversas situações, como na família, na vida em sociedade, na vida profissional, homens que não eram Super-Homens, como muitos religiosos descrevem, tiveram ansiedades, angústias, aflições, desejo de morrer pois em momentos de fraqueza, eles se desesperavam, mas alcançaram a vitória pois escolheram a vida ao invés da morte.

Os livros de Salmos, Provérbios, Eclesiastes tem uma profundidade incrível quando o assunto é alma do ser humano, como já dissemos Psicologia significa o estudo da alma. Isto é o que a bíblia e a psicologia tem em comum a alma do ser humano, os sentimentos e emoções,  as atitudes e escolhas que nós tomamos, de todos os livros que existem na face da terra, nenhum deles fala de uma maneira tão profunda como a bíblia, este foi o livro que comecei a ler nos momentos mais críticos da minha vida, e a cada versículo lido, Deus falava ao meu coração e me identificava a cada história lida.

Deus tem sido o meu principal terapeuta no combate a depressão e ansiedade, enviou o seu Espírito Santo para fazer morada em meu coração, enviou Jesus para ser luz na minha vida.

A bíblia fala profundamente a alma do homem, pois é o próprio Deus que fala aos nossos corações, ela narra situações semelhantes a que vivemos hoje e outras situações de pessoas que passou por tribulações maiores do que a nossa.

Diante do desejo de tirar minha própria vida este foi o caminho que encontrei para escolher a vida ao invés da morte, faço tratamento psiquiátrico e já fiz acompanhamento com psicologo, estes são dois profissionais extraordinários que ajudam milhões de pessoas pelo mundo.

O fato da pessoa ser cristã não a impede de procurar a ajuda de um profissional que estudou e se capacitou para isso, e, o fato de uma pessoa fazer acompanhamento com um deste profissionais não a impedi de depositar sua fé e esperança em Deus.

 

Att: Papai Desafinado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: