Blog

 

 

A criação de um blog?

Quando resolvi criar um blog, um dos principais objetivos foi colocar os pensamentos em ordem e também fazer uma terapia alternativa diante no novo cenário que surgiu na minha vida. O blog ele funciona como um diário, onde resolvi compartilhar este meu diário com todos os meus leitores, minhas experiências e todos os feitos de Deus na minha vida.

O blog surgiu após o diagnóstico de algumas doenças como, Espondilite Anquilosante, Doença de Crohn, Fibromialgia e consequentemente veio também a Depressão e TAG (Transtorno de ansiedade generalizada). Mergulhei em uma profunda depressão, a mente já não funcionava tão bem, perda de memória, angústia, isolamento social, sem nenhuma expectativa de vida. Perguntei a minha médica reumatologista o que estava acontecendo com a minha mente, coisas simples do dia a dia, me dava um branco e não lembrava de nada. Estes  lapsos de memórias ainda continuam, mas com uma frequência menor.

Este é um dos motivos pelo qual eu escrevo e leio muito, para tentar amenizar estes problemas e também exercitar o cérebro. Assim como o nosso corpo físico precisa de exercícios para se manter em atividade e saudável, da mesma forma acontece com o nosso cérebro, ele precisa ser exercitado, para a boa saúde mental.

Conversando com minha médica reumatologista e pesquisando muito para saber o que estava acontecendo comigo, estão consegui chegar há uma conclusão, tanto a depressão, como a ansiedade, fibromialgia, Espondilite e o crohn, estavam afetando a minha mente de uma maneira significativa. Em meio a tantos problemas e medicamentos, tinha dias que eu estava com as cartelas de comprimidos na mão e me perguntava será que eu já tomei os comprimidos ou ainda vou tomar? Alguns dias tomava os mesmos comprimidos duas vezes seguida, outros dias ficava até uma semana sem tomar medicamentos e as dores só pioravam, o motivo era que eu esquecia de tomar os medicamentos.

A família não compreendia minha situação e diziam: “É só colocar um lembrete no celular, que você não esquecerá mais.”

Não! As coisas não eram e não são tão simples assim. O portador de doenças crônicas em meio aos tratamentos, medicamentos, efeito colaterais de medicação e tantos outros problemas, afetam não só o corpo, mas também a mente, várias vezes me viam os lapsos de memórias, um branco na mente, acabava de tomar um medicamento e com a cartela deste medicamento na mão, tomava o medicamento outra vez sem precisão, se eu contava quantos comprimidos tinha na cartela, logo em seguida eu esquecia. Se colocava o lembrete no celular, o celular não me lembrava que eu já havia tomado o comprimido a menos de um minuto atrás.

Foi quando vi uma postagem no Facebook falando dos benefícios da leitura

1 – Reduz o estresse

A leitura também pode servir como uma atividade relaxante que diminui o nível de estresse. Ler antes de dormir, por exemplo, pode ajudá-lo a pegar no sono mais facilmente, fazendo com que você acorde com mais disposição no dia seguinte.

2 – Expansão do conhecimento

A leitura proporciona o acesso a vários conteúdos expandindo o seu conhecimento. Quanto mais frequente for o seu acesso aos livros, maior será o seu repertório cultural.

3 – Capacidade de memorização

A leitura pode ajudar a memorizar conteúdos mais facilmente, já que, muitas vezes, o leitor deve estimular a sua memória para se lembrar sobre os principais aspectos que envolvem a história, como nomes de personagens, lugares, principais acontecimentos ao longo do enredo, entre outros.

4 – Desenvolvimento da concentração

Ler é uma ótima forma para treinar a concentração. Isso porque ao ler, principalmente em lugares públicos, você acaba forçando a sua mente para não perder o raciocínio com o barulho. Essa habilidade pode ser bastante útil durante vestibulares e provas como o Enem.

Fonte: Universia Brasil

Estes são apenas quatro dos benefícios da leitura, poderíamos incluir muitos outros nesta lista um deles é que ler previne Alzheimer e Demência. O cérebro exercitado funciona como o coração – benefícios a longo prazo e diversos estudos apontam prevenção das duas.

Fonte: huffingtonpost.com

Ler também aumenta o vocabulário. A parti deste dia coloquei em prática o hábito de ler e a leitura tem me ajudado muito a controlar a ansiedade e a tristeza, quando estou muito triste, ou muito ansioso, deprimido, estressado, mergulho minha mente na leitura e a mesma me trás um relaxamento fascinante em meio as crises de ansiedade.

Além de ler tenho colocado em prática o hábito de escrever e posso dizer com toda a certeza que tenho desfrutado de todos estes benefícios. A minha leitura primordial é a leitura bíblica onde Deus fala comigo de uma maneira maravilhosa, ler e meditar na palavra de Deus, tem trazido paz a este coração tão aflito, vivendo neste turbilhão de emoções e de enfermidades.

Assim como os exercícios físicos nos trás ótimos resultados a nossa saúde física e mental, além de fortalecer nossa musculatura, ajuda no cardiorrespiratório e muitos outros. Nossa mente precisa ser exercitada, seja através da leitura, palavras cruzadas, passatempos, etc. Quando exercitamos a nossa mente, alcançamos todos estes benefícios, para nossa saúde mental, tanto a curto como a longo prazo.

Foi então que surgiu o blog como uma terapia alternativa, no combate a depressão e a ansiedade. E muitos outros fatores e benefícios surgiram com a criação do blog, como por exemplo; colocar os pensamentos em ordem em meio a tantos problemas, escrever um diário pessoal de uma família convivendo com doenças crônicas, divulgar informações, estudar sobre as doenças ao qual sou portador e dedicar também na divulgação da palavra de Deus…

Está gama de fatores e benefícios é longa, o número de leitores que tem se identificado com as minhas histórias tem crescido e a cada depoimento de um leitor, me sinto mais e mais motivado à escrever, às vezes por causa dos problemas de saúde fica difícil fazer uma postagem semanal, mas com a graça de Deus, escrevo de acordo com o tempo que as doenças dão uma trégua.

Wallace blog
Wallace Blog

 

Em março de 2017 meu filho Daniel nasceu, já estava com o objetivo de criar um blog, não tinha ideia de qual seria o nome do blog, mas o assunto a ser tratado seria teologia. Mas também queria relatar as minhas experiências como pai, meus tratamentos médicos e relatar detalhes das doenças ao qual sou portador e poder ajudar ajudar outras pessoas que estão passando pelos meus problemas que eu.

Depois resolvi ampliar o tema do blog de teologia, para um tema pessoal narrando a respeito das doenças ao qual sou portador e o dia a dia da vida em família, sem deixar de lado minha dedicação em estudar a palavra de Deus. A teologia e as doenças crônicas fazem partes da minha vida, e, não tem como eu relatar a respeito das doenças crônicas sem falar dos grandes milagres que Deus tem operado na minha vida e na vida da minha família.

Em que ano comecei a escrever o meu blog?

Comecei a escrever o meu blog no dia 16/05/2017, no início o nome do blog era palavra do conhecimento, a princípio seria um blog somente sobre teologia e o estudo das religiões. Com a chegada do meu filho Daniel em março e os diversos problemas de saúde, fiz várias mudanças no nome e temas tratados no blog.

Qual é o tema central do blog?

O tema central do blog é o diário pessoal de um cristão portador de doenças crônicas e as respostas encontradas em Deus para enfrentar todas essas situações.

Qual foi a minha inspiração para escrever um blog?

Em menos de dois anos criei uns seis blogs e em menos de um mês desistia de escrever e logo em seguida excluía tudo.

Poder falar das minhas limitações, tratamentos e as mais diversas batalhas que tenho vivido no meu dia a dia tem sido uma terapia para o meu corpo e minha alma.

A minha eterna inspiração para iniciar a escrever este blog é o meu pequeno guerreiro Daniel, fruto de um milagre de Deus, desde o seu primeiro dia de vida, tem me ajudado muito nos tratamentos.

Daniel
Daniel – “Deus é meu Juiz”

Vou deixar um link aqui abaixo sobre a primeira internação do Daniel em sua primeira semana de vida, um assunto muito sério que pode levar a paralisia cerebral, neste ano o Teleton no SBT citou o exemplo de uma família que convive com está experiência.

https://wallacevlog.com/2017/08/24/primeira-internacao-do-daniel-em-sua-primeira-semana-de-vida/

No decorrer dos artigos vocês conheceram mais sobre está família, lutando contra as doenças crônicas e os testemunhos dos milagres de Deus em nossas vidas.

 Att: Wallace Gomes – 03 de novembro 2017

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: